sábado, 16 de abril de 2016

Ele Está de Volta [Crítica - Filme]




  Antes de começar essa analise devo alertar um pequeno erro do "Netflix"; o programa classificou o filme "Ele Está de Volta" como uma "Comédia", sendo que na verdade o filme entra no gênero de "Terror". Claro que o "Netflix" apenas analisou a base do filme, mas um olhar mas atento percebe diversos clássicos de horror ali: Monstros (no plural, já que Hitler possui seguidores), cenas que farão você implorar para o mocinho fugir do monstro, cenas que te dão arrepios (nunca senti tanto medo de entrevistas) e aquela sensação de vazio desesperador quando o filme acaba.

        "Ele Está de Volta" é um filme inspirado num livro de mesmo nome; toda construção do filme vem da seguinte pergunta: "O que aconteceria se Hitler retorna-se a Alemanha Atual?". O enredo do filme explora justamente essa ideia, mostrando por meio de entrevistas reais  e da ficção no que a volta do homem mais conhecido do mundo ocasionaria.

      Devo admitir uma coisa, eu realmente me assustei com o filme. Quando comecei a assisti-lo esperava apenas uma comédia com um fundo crítico-social, não uma crítica-social com disfarce cómico. Embora o filme seja em boa parte uma ficção, muitas cenas mostram a reação de pessoas reais ao conhecerem o suposto Hitler; e essas cenas... você irá desejar que elas sejam fictícias, que sejam apenas parte do roteiro e nada mais, por que o discurso de ódio ali embora simples é extremamente assustador.
      O ideal do filme é mostrar como o preconceito ainda está instalado dentro de nossa sociedade. Retomando a ideia já retratada pelo excelente "A Onda" (Filme-Alemão), o nazismo e toda sua gama ditatorial e racista ainda é um problema nos dias de hoje, dependendo apenas de um homen e um belo discurso para se fortalecer novamente.

        O filme foi muito bem feito, possuindo umas sacadas genias que lhe dão um tom único. Então quando de forma singela o nome "Ele Está de Volta" aparecer na sua lista, não o ignore, por que em apenas uma hora e meia você recebera toda uma analise política e social, passando desda indústria-cultural até a intolerância. E só pra provar que o filme se baseia inteiramente na questão de Hitler, vale a última frase da obra: "Temos 40 anos de história nas costas, nossas crinças estão cansadas de saber o que foi o terceiro reinado! Algo como o Nazismo jamais se repetira."

                                                            Nota= 5

+Links:
+Recomendo muito conferir os seguintes filmes ou quadinhos:
-Saga  (HQ)      -Maus  (HQ)   -A Onda: (Disponível no Netflix)
-Amém (Costa Gravas) (Filme)