sábado, 27 de junho de 2015

Divertida Mente [Crítica]





  A Pixar vem passando por altos e baixos ultimamente. A empresa que tanto amamos, criadora de animações importantíssimas como Toy Story e Monstros S.A. estava no meio de uma crise criativa. Sequência atrás de sequência (e pelo visto essa crise ainda pendura um pouco) deixaram a Pixar fora do rumo da inovação, Divertida Mente tinha a árdua missão de confirmar o retorno da Pixar para as boas animações. Felizmente o filme obtêm sucesso nessa parte.
     Explicar a sinopse de Divertida Mente é um pouco complicado pelo fato do filme não seguir um padrão de enredo muito fixo (vou deixar para desenvolver isso melhor depois). Podemos dizer que Divertida Mente (Vou abreviar para D.M.) conta a história sobre uma fase da vida de Rylle, uma Jovem de 12 que está enfrentando certos problemas como mudar de cidade e ter que abandonar sua antiga vida.
      Mais importante que a história é o conceito do que vai ser abordado no filme, esse conceito é explorar as emoções humanas de forma simples e complexa ao mesmo tempo, dessa forma a Pixar embarca numa missão para desvendar os segredos da mente.
    Ao dizer que D.M. não segue um padrão fixo não estou dizendo que o filme traz uma mecânica nova como Amnésia trouxe, estou me referindo ao fato do filme parece um grande "Por causa disso isso ocorre", na maioria das cenas D.M. foca em mostrar como a mente funciona, como por exemplo as famosas músicas "chicletes" e como perdemos a memória. É importante lembrar que o filme utiliza isso como uma forma de contar piadas, o que as deixou boas e engraçadas (mesmo piadas reptidas não perdem a graça).

    A ideia de D.M. parece complexa demais no início, mas utilizando cores e objetos ele deixa tudo simples e consegue explicar como as coisas funcionam em nossa mente, por exemplo as emoções, que ganham um personagem colorido, diferenciado e com personalidades próprias para facilmente identificarmos quem é quem.
    Algo que vale muito apena ressaltar é o fato de todos os personagens estarem no mesmo nível, onde ninguém é o vilão da história e ninguém é o mocinho (claro que existem os personagens com maior destaque como a Alegria e a Tristeza), todos os personagens tem seus motivos para suas ações, que por muitas vezes são influencias de sua emoção.

     No quesito técnico D.M. manda muito bem, vou comparar o filme a animação Osmosis Jones no qual dentro do corpo de Murray o filme é uma animação e fora é com atores reais, a diferença é que em D.M. tudo é em animação.  A Dublagem também é muito boa (Assisti em Português por isso não vou comentar a voz original) chegando a ser localizada, fazendo até piada com recalque.
;-;

     
    D.M. com certeza marca o retorno triunfal da Pixar, em um filme criativo com um tema adulto que com certeza vai fazer você refletir um pouco (um pouco), o maior problema do filme na verdade foi a escolha de um tema mais adulto que mesmo me e agradando os críticos não agradou um grande porcentagem do publico, principalmente o infantil que pode considerar o filme um pouco chato e longo.

                                                              NOTA= 5

+Crítica=
-Omelete= http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/divertida-mente/?key=97611
-Adoro Cinema= http://www.adorocinema.com/filmes/filme-196960/criticas-adorocinema/
- Cine Pop= http://cinepop.com.br/critica-divertida-mente-98595
- Acabou de Acabar (Vídeo)= https://www.youtube.com/watch?v=4iQNHMJ3uTg/

domingo, 14 de junho de 2015

Jurassic World [crítica]




    O primeiro Jurassic Park é uma grande obra que consegue misturar aventura e suspense, suas cenas em sua maioria são marcantes e memoráveis, infelizmente as sequências desse filme nunca foram muito boas. Jurassic World tinha a difícil missão de provar que Jurassic Park podia ter uma sequência decente, felizmente ele obteve sucesso nessa missão.

     Me incluo no grupo de fans que tinha ressalva desse filme, logo nos trailers senti medo deles quererem apelar para a nostalgia excessivamente (mesmo medo que me domina ao ver os trailers de Star Wars) e que eles tornassem os dinossauros em heróis no final do filme. Infelizmente ambas as coisas ocorrem no filme o que acabou sendo a minha maior crítica ao filme.

      O apelo a nostalgia não chega a ser irritante mas fica um pouco desnecessário no filme, quase todas as críticas que li sobre o filme se repetia algo parecido a frase "Como o primeiro filme só que com mais tecnologia". Jurassic World não procura explorar uma trama nova (não que deveria) e possui diversos fatores parecidos com os do primeiro filme, não só simples cenas que lembram outra (como a clássica cena da T-Rex gritando no centro do parque, acima) mas também diversas ideias retiradas do primeiro filme (por exemplo o fato dos garotos se perderem e um casal de adultos irem atrás deles).

      Algo muito importante em qualquer filme do Spielberg são seus personagens bem construídos, em Jurassic World os personagens não são muito bem construídos e seguem o padrão inicial dado a eles: Peter Quill Chris Patt faz uma mistura do arqueólogo do primeiro filme com o Indiana Jones, os irmãos lembram as crianças do primeiro filme e a Bryce Dallas (com uma ótima interpretação, o mesmo vale ao Chris Patt) faz a única personagem que se altera durante o filme (uma alteração alá Hitchcook, o que achei excelente). Em si os personagens não são muita coisa mas chega a fazer você a se importar com eles.

      O maior problema de Jurassic World é ficar muita na sombra do primeiro filme e não tentar riscos grandes demais, o que é uma pena por que o maior risco desse filme foram os Raptors (acho que é isso) treinados, o que acabou sendo uma das melhores coisas no filme. O filme tinha muito potencial mas prefere não se arriscar, se houver uma sequência espero que o passado fique para traz e possamos aproveitar algo mais inovador na franquia.


                                                              NOTA= 3
Crítica=
-Omelete=  http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/jurassic-world-o-mundo-dos-dinossauros/?key=97289
- Adoro Cinema= http://www.adorocinema.com/filmes/filme-49319/criticas-adorocinema/
-Plano crítico= http://www.planocritico.com/critica-jurassic-world-o-mundo-dos-dinossauros/
-Pipocando (acabou de acabar)= https://www.youtube.com/watch?v=YWEpWIfZTcU
- Cineplayers= http://www.cineplayers.com/critica/jurassic-world-o-mundo-dos-dinossauros/3117

quinta-feira, 4 de junho de 2015

As duas faces da Marvel (Parte 1 de 2)


   Antes de tudo irei avisar o motivo desse post ser dividido em dois: a primeira parte vou  falar mais especificamente sobre quadrinhos e na segunda parte vou falar exclusivamente sobre cinema.

    A Marvel é uma grande editora, que criou heróis incríveis como Viúva Negra, Demolidor, Wolverine e muitos outros. A Marvel também nos trouxe grandes sagas como Guerra Civil, Demônio na Garrafa e Planeta Hulk.
     Por volta dos anos 2000, em meio uma crise financeira a Marvel teve que vender os direitos cinematográficos de alguns dos seus maiores personagens da época. Por isso a Fox adquiriu os direitos do quarteto fantástico, X-Men e Demolidor e a Sony adquiriu os direitos do Homem-Aranha. O contrato dizia que a cada 5 anos deveria ter pelo menos um filme desses heróis senão eles voltavam para a Marvel. Vale lembrar que a Disney possui os direitos da maioria dos filmes da Marvel hoje.
     Os filmes desses personagens foram feitos mas a grande maioria foi um fracasso, dessa forma os direitos de alguns personagens voltaram para Marvel (por exemplo o Demolidor). Atualmente a Fox é a única que ainda possui os direitos de alguma franquia da Marvel sem ser a Disney, já que a Sony fez uma parceria com a Marvel para compartilhar os direitos do Homem-Aranha.

    Com o sucesso dos filmes de heróis hoje em dia, a Fox se recusa a devolver os direitos para a Marvel e é ai que começa a confusão.
   
     Todo ano a Marvel anuncia um poster oficial que mostra alguns de seus personagens, o mais popular deles é o de 2007 que tenho certeza que muitos dos leitores devem ter ele pendurado na parede. Esse ano não foi diferente, a Marvel já liberou a imagem do novo poster:

2007

2015
 
         Notaram a diferença? tirando as coisas óbvias como a inclusão de personagens Ultimate como o Miles Morales, os Inumanos e os Guardiões e personagens dos Vingadores ganharem maior destaque, existe uma grande diferença entre os Posters: Cade o Quarteto e os X-men?
        Em si esse novo poster Marvel é sobre a fase cinematográfica da Marvel, os personagens na frente são todos personagens que irão ou já tem participação em algum filme Marvel. personagens icônicos como Wolverine nem se quer entram na imagem!!!

         O problema não fica só no fato desses personagens não aparecerem no poster, mas pelo fato da Marvel querer apagar a existência deles!
         Recentemente houve o arco "The end is Fourever"que encerrou a publicação das histórias atuais do Quarteto Fantástico, realmente o quadrinho não vendia bem e não era sucesso de crítica, mas o Quarteto faz parte da história da Marvel e com certeza eles não deveriam ter sua HQ cancelada, ainda mais por um arco sem destaque e fraco segundo a crítica (não li o arco por isso não vou opinar).

         Atualmente está acontecendo a mega saga "Guerras Secretas" (a nova) e segundo o Bleeding Cool após essa grande saga (se prepara por que lá vem m3rd@) os X-Men vão para os espaço em busca de um mundo só deles...


          Sim os X-Men vão para os espaço, o motivo segundo a HQ é que após a saga "Infinito" (bem podrinha por sinal) uma bomba terrígeno, material que gera os Inumanos, fez com que se espalhasse essa nevoa terrígena  pela Terra. Como o material Terrígeno é letal para os mutantes eles decidiram procurar outro planeta, em outras palavras "Tchau Mutantes e olá Inumanos!".
           Vale lembrar que a Marvel já alterou a história de origem de Feiticeira Escarlate e Mércurio só para eles não serem mais filhos do Magneto e nem mutantes.

        Não se sabe ao certo por que a Marvel está fazendo essas alterações envolvendo esses heróis, mas é mais que óbvio que eles estão tentando de certa forma boicotar os filmes da Fox.
        Infelizmente quem sai prejudicado nessa farra toda não é a Marvel nem a Fox já que a Marvel vai continuar lucrando pilas e pilas de dinheiro com o quadrinho dos X-Men e a fox com os filmes dos X-Men, quem sai prejudicado somos nós leitores de quadrinhos.

         Concordo com a Marvel querer alterar certas coisas  para ajudar seus filmes, como voltar com os quadrinhos dos Inumanos, mas discordo completamente com o que ela está fazendo. Mudar personagens ou até mesmo tentar diminuir a presença deles no universo normal é besteira e chega até ser infantil.
         Como falei acima, cancelar o quadrinho do Quarteto ou exilar os X-Men não vai prejudicar a Fox, e pode até mesmo prejudicar a Marvel já que os quadrinhos dos X-Men sempre foram extremamente populares.

          Espero que a Marvel cesse essa raivinha dela contra a Fox logo e que possamos desfrutar nossos quadrinhos sem ter medo que um detalhe dos filmes altere completamente o personagem.

Link=
+Segunda parte do Post= 
+Noticias
-Exilo X-men=  http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-pode-mandar-todos-os-x-men-para-o-espaco/
-Poster=  http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-exclui-quarteto-fantastico-e-x-men-de-seu-poster-oficial/

+ Quadrinhos
-Vingadores vs X-men=  http://www.paninicomics.com.br/web/guest/search_product?search=vingadores+vs+x-men&gaq=vingadores+vs+x-men

-Dias de um Futuro esquecido=  http://www.fnac.com.br/x-men-dias-de-um-futuro-esquecido/p/670764

-Deus ama e o Homem Mata=  http://www.google.com.br/aclk?sa=l&ai=CBf26iZtwVbn2LtepfM_fgfACxMi6_0GktMiOnQGjkPCGiwIIBBABKAVgzdDugKwDoAHispn4A8gBB6kCAX1EefFalT6qBCdP0ORc1rnrkQsc70ikzRZDM56eMJluenpaSMQ4ohm4vMVFgQMgYB3ABQWgBiaAB4yW3zOIBwGQBwKoB6a-G6gHk8IbqAeUwhvYBwHgEsS5v_6ixJWyWQ&sig=AOD64_3hA-ut5OdndK8OsEA72Oage4WpKg&ctype=5&clui=1&rct=j&q=&ved=0CCAQww8&adurl=http://www.saraiva.com.br/produto/8262518/%3F%26PAC_ID%3D123134

-Saga Infinito=http://www.comix.com.br/advanced_search_result.php?keywords=infinito&x=0&y=0

-Guerras Secretas (original)=http://www.saraiva.com.br/guerras-secretas-edicao-especial-encadernada-2230977.html

-Guerras Secretas (nova em inglês)=https://www.comixology.com/Secret-Wars-2015/comics-series/39892