domingo, 14 de junho de 2015

Jurassic World [crítica]




    O primeiro Jurassic Park é uma grande obra que consegue misturar aventura e suspense, suas cenas em sua maioria são marcantes e memoráveis, infelizmente as sequências desse filme nunca foram muito boas. Jurassic World tinha a difícil missão de provar que Jurassic Park podia ter uma sequência decente, felizmente ele obteve sucesso nessa missão.

     Me incluo no grupo de fans que tinha ressalva desse filme, logo nos trailers senti medo deles quererem apelar para a nostalgia excessivamente (mesmo medo que me domina ao ver os trailers de Star Wars) e que eles tornassem os dinossauros em heróis no final do filme. Infelizmente ambas as coisas ocorrem no filme o que acabou sendo a minha maior crítica ao filme.

      O apelo a nostalgia não chega a ser irritante mas fica um pouco desnecessário no filme, quase todas as críticas que li sobre o filme se repetia algo parecido a frase "Como o primeiro filme só que com mais tecnologia". Jurassic World não procura explorar uma trama nova (não que deveria) e possui diversos fatores parecidos com os do primeiro filme, não só simples cenas que lembram outra (como a clássica cena da T-Rex gritando no centro do parque, acima) mas também diversas ideias retiradas do primeiro filme (por exemplo o fato dos garotos se perderem e um casal de adultos irem atrás deles).

      Algo muito importante em qualquer filme do Spielberg são seus personagens bem construídos, em Jurassic World os personagens não são muito bem construídos e seguem o padrão inicial dado a eles: Peter Quill Chris Patt faz uma mistura do arqueólogo do primeiro filme com o Indiana Jones, os irmãos lembram as crianças do primeiro filme e a Bryce Dallas (com uma ótima interpretação, o mesmo vale ao Chris Patt) faz a única personagem que se altera durante o filme (uma alteração alá Hitchcook, o que achei excelente). Em si os personagens não são muita coisa mas chega a fazer você a se importar com eles.

      O maior problema de Jurassic World é ficar muita na sombra do primeiro filme e não tentar riscos grandes demais, o que é uma pena por que o maior risco desse filme foram os Raptors (acho que é isso) treinados, o que acabou sendo uma das melhores coisas no filme. O filme tinha muito potencial mas prefere não se arriscar, se houver uma sequência espero que o passado fique para traz e possamos aproveitar algo mais inovador na franquia.


                                                              NOTA= 3
Crítica=
-Omelete=  http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/jurassic-world-o-mundo-dos-dinossauros/?key=97289
- Adoro Cinema= http://www.adorocinema.com/filmes/filme-49319/criticas-adorocinema/
-Plano crítico= http://www.planocritico.com/critica-jurassic-world-o-mundo-dos-dinossauros/
-Pipocando (acabou de acabar)= https://www.youtube.com/watch?v=YWEpWIfZTcU
- Cineplayers= http://www.cineplayers.com/critica/jurassic-world-o-mundo-dos-dinossauros/3117

Nenhum comentário:

Postar um comentário