segunda-feira, 27 de julho de 2015

Homem Formiga [Crítica]


    Muitas pessoas foram ao cinema assistir Homem Formiga pelo simples slogan da Marvel nos cartazes do filme. Teria a Marvel apostado muito alto? Será que a Marvel quis testar seu público ao fazer um filme de um personagem desconhecido pela grande maioria, com um nome não muito atraente e com um passado sombrio? Ou será que a Marvel apenas viu o potencial do personagem, confiando assim a missão de fazer um filme autônomo com um ritmo próprio à Peyton Reed, um diretor com quase toda carreira baseado em comédias.


     A escolha de Peyton Reed como diretor confirma que Homem Formiga será um filme de comédia, só que restava saber se o filme teria a sua autonomia como Guardiões teve; Felizmente o filme não desaponta e mostra que o gênero de Super Heróis pode perdurar por anos a fio.


      O filme traz uma trama nunca vista antes nos quadrinhos, mas mesmo assim puxa inspirações nas origens de cada Homem Formiga. Sccot Lang era um ladrão, O ladrão, que após sair da prisão decide cuidar de sua filha. Mas Sccot não consegue trabalho e nem consegue chegar perto da filha. Sem opção, ele decide se aliar a Hank Pym, em uma proposta de roubar o traje do Jaqueta Amarela e as partículas Pym de Daren Cross.


       Algo que também me gerava certo incomodo era a escolha do Homem Formiga. No Universo 616 temos 3 Homens Formigas no total, Hank, Sccot e  Errick.  Hank é um louco, psicótico, insano, já foi um villão,  criou o Ultron!, bateu na melher (dane-se se foi erro da arte, ele bateu nela mesmo assim) tanto inseguro e extremamente bipolar. Errick nem se fala. E Sccot era o único que pode ser considerado herói, felizmente a Marvel acertou ao escolher ele.

       O filme cumpre a promessa de ser autônomo, mas mesmo assim presta muitas referenciais para o universo Marvel. Esse fato das referencias se mostrou um problema ao filme no inicio, onde o antigo diretor (Edgar Wrigth) decidiu largar o projeto, ja que ele não concordou com as pressões da Marvel para ligar o filme ao seu universo cinematográfico.  Edgar largou o projeto que estava cotado há anos por culpa de um conflito com a Marvel;  como o roteiro original de Homem Formiga havia sido escrito antes do universo Marvel adentrar nos cinemas com tanta força como hoje, o roteiro era fechado e não fazia qualquer conexão com outros super heróis. Logo a Marvel optou por querer tornar o projeto mais aberto a conexões, o que Edgar não gostou nem um pouco. Peyton Reed entra em cena como o diretor que aceitou o projeto mesmo com as pressões da Marvel; fazendo um roteiro totalmente diferente do original, Peyton adicionou muitas easter eggs ao filme (passando por Era de Ultron até Homem Aranha). O resultado foi excelente, acabando que uma das melhores cenas do filme surge justamente pela conexão ao universo Marvel.


         O filme pode ser considerado um filme de assalto dentro do gênero de super heróis, com personagens bem construídos e piadas realmente engraçadas. O filme não deve nada a ninguém, e cumpre muito mais do que sua proposta pedia.

                                                              Nota= 5

Links=

+Participações legais do Homem Formiga=

-As várias faces de Hank Pym=  https://www.comixology.com/Avengers-The-Many-Faces-of-Henry-Pym/digital-comic/236341?ref=c2VhcmNoL2luZGV4L2Rlc2t0b3Avc2xpZGVyTGlzdC9pdGVtU2xpZGVy

- Ultron Ilimitado=  http://www.livrariacultura.com.br/p/colecao-marvel-heroes-n01-42863186?id_link=13360

-O irredimível Homem formiga=  https://www.comixology.com/Irredeemable-Ant-Man-Vol-1-Low-Life/digital-comic/43045?ref=c2VhcmNoL2luZGV4L2Rlc2t0b3Avc2xpZGVyTGlzdC9pdGVtU2xpZGVy

- Vingadores, Os heróis mais poderosos da Terra=  disponível no Netflix

domingo, 19 de julho de 2015

Homem Aranha Superior [crítica]


      Homem Aranha Superior começou em meio a uma polêmica, a decisão de matar Peter Parker e passar o manto do aranha para Dr. Octopus foi algo que gerou diversos debates no mundo nerd. Quando a saga Superior começou a 1 ano e quatro meses atrás o pequeno porco estava totalmente alheio a esses debates, por causa da minha alienação ao assunto e minha admiração  pelo Homem Aranha adotei a saga com muita euforia.

   Algo que é necessário para entender Homem Aranha Superior é ter lido a história que antecede a saga.
     Ainda com o manto de Homem Aranha, Peter Parker decide investigar o real motivo de Dr. Octopus estar construindo um equipamento de proteção ambiental com a promessa de salvar o mundo. Desculpe pelo spoiler mas ele é necessário, Peter finalmente descobre que na verdade o equipamento ambiental é uma arma e que Octopus está com seus dias contados por um câncer. Durante a batalha final, Peter derrota Octopus, mas este coloca um pequeno aparelho em Peter que faz os dois trocarem de corpos (Como a comédia nacional "Se eu fosse você"). Enquanto o corpo de Octopus morre com a mente de Perter, a mente de Octopus vive com o corpo de Peter, assim começa a saga Homem Aranha Superior.

    Após essa longa contextualização, já podemos debater sobre a saga que chegou ao seu fim no mês de Junho, na edição 16.

      A saga começa de maneira fenomenal, com Dr.Octopus decidindo se tornar o melhor Homem Aranha de todos, mas sua visão deturpada do bom e o mal faz ele muitas vezes cruzar a linha entre herói  e vilão. Devido a sua arrogância e seu egocentrismo, Octopus quebra todo e qualquer laço que Peter formou em seus anos como amigão da Vizinhança. Mas Octopos fez boas mudanças na vida de Peter tambêm, como conseguir um doutorado e criar as empresas Parker (fatores que ainda são utilizados na série atual do Homem Aranha lá fora).

         Octopus é extremamente egocêntrico levando o leitor a muitas vezes não sentir empatia pelo personagem.  Como Octopus não achava que crimes pequenos, como um gato em cima da árvore ou uma padaria estar sendo roubada mereciam sua atenção, ele criou os Aranhabos (Vou chamar de Aranhabos  mesmo :p). Pequenos robôs Aranhas que monitoram cada um uma área de Nova York. Dessa forma ele não tem que se preocupar com crimes menores já que os aranhabos cuidarão deles.

         Esse fator dos Aranhabos tirou o principal fator das histórias do Aranha (de quase todas as histórias da Marvel na verdade): o fator cotidiano (como havia falado nesse post aqui). A graça do Homem Aranha é ele parar e ajudar os outros, é ele tirar um gato da árvore, ele impedir um assalto a uma padaria de esquina, ele fazer o Wolverine pagar a rosquinha que derrubou (uso bastante esse exemplo por que ele é a definição do Homem Aranha Peter Parker).  Mesmo na saga Superior, as melhores partes ocorrem com Octopus na faculdade ao lado de Ana Maria, por que só ali nós vemos o lado bom de Octopus; seu lado mais humano.

                A saga tem um grande potencial, mas a sua extensão e a falta de momentos mais humanos fizeram ela ficar um pouco sem sal e repetitiva as vezes, na metade da saga já estava enjoado de Octopus e não podia mais esperar a volta de Peter. Talvez  se a saga fosse um pouco menor não ficaria tão repetitiva.

               Em muitas vezes o roteiro da bola fora ao não aproveitar todo potência de certas cenas. Como na cena final onde Ana Maria vai falar para Parker o homem que Octopus era, tudo estava pronto para ela fazer um baita discurso, o cenário e o horário eram perfeitos, mas a fala em sí não foi nem um pouco comovente como deveria.

                                                                   Nota= 3,5
Links=

+Compre a Saga Superior=


-Plano crítico:  http://www.planocritico.com/critica-homem-aranha-superior/

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Exterminador do Futuro: Genesys [Crítica]


  Este ano uma boa porcentagem dos filmes Blockbuster estão revisitando uma franquia já consagrada no cinema. Dentre esses filmes nos podemos criar dois grupos, os filmes que inovam um pouco mas se mantém na sombra do original (Jurasck Park) e os filmes que herdam algo do original mas inovam e se tornam um filme autonômo (Mad Max).   
   Exterminador do Futuro: Genesys tinha que escolher um lado nessa brigua, apelar para o conservadorismo e faturar logo nas primeiras semanas ou tentar uma inovação arriscada e faturar a partir da segunda semana.


    Genesy optou por ficar nos dois lados dessa brigua. Durante suas primeiras cenas ele presta uma grande homenagem ao primeiro e segundo filme, recriando cenas e colocando pequenas easter eggs que retomam os filmes originais. Nas cenas seguintes, Genesys acha sua alma e com um fator decisivo se altera dos primeiros filmes.

     Genesy conta com 3 fatores cruciais para seu "bom" funcionamento: um roteiro mediano, atores famosos e alta tecnologia.
       O produtores do filme não se arriscaram e escolheram usar atores conhecidos. Emilia Clarke interpreta a nova Sara Connor, Emilia consegue manter as duas coisas que a personagem precisa e mais um pouco, ela é durona nas cenas de ação mas continua sendo uma jovem moça como é revelado nas cenas mais  "dramáticas", mas ainda acho que ela não supera a Sara Connor original. Arnorld Schwarzenegger volta a um de seus principais papeis no cinema, o T-800, Arnorld mantém   uma carisma utilizando expressões exageradas, mas não nega a origem do personagem e continua com a cara sem expressão a maior parte do tempo. Jay Courtney e Jason Clarke também se matém na média, seguem o padrão requisitado por seus personagens.

   Muitos filmes cometem o erro de juntar as cenas de ação com as de drama (Transformers), isso mininoriza o peso das cenas. Felizmente Genesys coloca as cenas de ação e as de drama cada uma em seu canto, abrindo muito para o desenvolvimento  dos personagens. Infelizmente  a falha do roteiro é estar repleto de furos, o que não chega a atrapalhar o filme mas pesa em sua nota.

    Talvez o real problema do filme fora a escolha de um fraco diretor, Alan Taylor tem poucos filmes no currículo e possui uma experiência maior na direção de séries. Talvez a escolha de um diretor mais experiente teria dado algo mais único ao filme, completando assim sua autônomia.

         Um fator importante aos filmes da franquia são suas cenas de ação, no novo filme a promessa era a inclusão  de 3 robôs ao controle da Skynet. Os 2 primeiros robôs são eliminados rapidamente e suas lutas são bem fracas (o que foi uma pena já que estava ansioso pela lutas dos Arnorlds). O terceiro robô pendurá da metade do filme até seu desfecho, suas lutas em geral são boas mas a única que merece ser ressaltada é a luta final, na qual o robô aliado da Skynet utiliza seu corpo de nano robôs para se transportar pelo mapa.

         Algo que realmente pesou no filme foram os trailers, neles um terrível  Spoiler é revelado o que acaba por estragar o filme, por isso evite entrar em contato  com qualquer material publicitário do filme.
         Admito ter ido ao cinema com poucas esperanças ao filme, mas em  geral ele é excelente. A Relação paternal entre Sara Connor e o T-800 é o ápice do filme, e é  um dos fatores que tornam a jovem Sara Connor a melhor coisa do filme.  Genesy coloca a franquia de volta aos trilhos de forma nova mas prestando muitas homenagens aos originais.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Os novos 52 da Marvel e os velhos 52 da DC!


    A Marvel e a DC estão realizando o seu reboot esse ano [irei comentar sobre só depois de realizar a crítica de ambas as sagas, vou esperar Guerras Secretas acabar para que isso ocorra], como ambas as editoras estão fazendo mudanças drásticas em seus universo claro que o Porco tinha que comentar. Mas! Se eu fosse comentar cada mudança esse post ficaria imenso por isso só vou comentar os novos lançamentos de cada, só aqueles que parecem interessantes ou que tenho algo a dizer sobre.

  Bat-Mite

  Para quem não conhece, o Bat-Mine é um fã do Batman (É o Batema!), O fã do Batman. Ele possui o poder de viajar entre as realidades. Conheci o Bat-Mine em uma animação chamada Batman: Os Bravos e Destemidos (Baseada em uma excelente fase do homem morcego de mesmo nome, link no fim do post), na animação pelo que me lembro ele foi tratado como um vilão por causa da sua insana obsessão no Batman.
   Algo muito interessante dele é o fato dele quebrar quase toda hora a quarta parede (quebrar a quarta parede é quando um personagem fictício, seja de um filme, quadrinho, livro, conversa com o leitor/telespectador ), esse fator é muito utilizado em quadrinhos de comédia como Deadpool; além de que no quadrinho dele deve haver muitas easter eggs e pequenas indiretas a Marvel como o quadrinho da Harley Quinn.

 Velho Logan

  Como muitos já sabem a ideias principal desse novo reboot, tanto da Marvel tanto da DC, é trazer personagens que o público gosta para o universo regular.
    Velho Logam foi uma HQ que considero clássica por sua alta qualidade, até hoje muitos fãs dessa HQ esperam uma continuação ou um simples one shoot (Quadrinho no qual a história cpmeça e termina em uma única edição) que traria de volta o mundo mad max distorcido de Velho logan. A Marvel claro que não ia perder a oportunidade de que o antigo/comtêmporaneo Logan está fora do Univero 616, e aproveitou o reboot para trazer o Velho Logan de volta.
      Acho que a Marvel está cometendo um grave erro. "Velho Logan" é uma exelente HQ, com personagens incríveis, mas que são moldados pelo universo em que eles vivem. Logan só virou o Veho Logan por culpa dos acontecimntos desse universo insano, o mesmo vale para Clint (Guavião Arquiro). Retirar tais personagens de seus universos e coloca-los a mercê de um novo univero (se dizer 3 vezes Universo aparece o vigiá) irá ser um choque e tanto para os personagens, tal choque pode alterar a personalidade deles e tavez ele não sejam mais os mesmos personagens de Velho Logan.


   Batgirl

    "Batgirl" na verdade é um dos quadrinhos que estão sendo publicados desdo início dos Novos 52, mas o que torna relevante colocar ela aqui nessa lista é a sua nova fase.
    Desenhada por Babs Tarr, Barbara Gordon tem quase como um reboot em seu quadrinho, o que antes era uma jovem atormentada pela insanidade de Gotham com traços obscuros e mortes familiares, virou agora uma HQ adolescente mais colorida.
    Achei interessante essa remodelagem da personagem, e o desenho desse quadrinho está incrível, agora é esperar sair no Brasil para ver a história.

 Contest of Champions

   ... Put@ qu3 0 p@r!u Marvel! Vocêis tem toda uma vasta gama de personagens e universos diferentes para explorar e vocêis decidem fazr uma HQ de um joguinho de celular! C@r@lh0 Marvel assim não dá, sei que o jogo se baseou em uma antiga HQ, mas essa nova versão só será baseada no jogo! Olha essa porcaria, é o Hulk ditador usando uma armadura do stark enquanto segura e o escudo do Capitão América e usa a espada da Magia  nas costas... Ok pra mim chega esou fora daqui depois perguntam por que a DC é melhor.

Bizzaro
     Gustavo Duarte foi apresentado ao mundo na HQ Monstros!. Logo a Marvel o chamou para desnhar uma história dos Guardiões da Galáxia durante os 75 anos da Marvel, onde ele imaginou como seria o futuro dos Guardiões da Galáxia. Os empresários da DC decidiram então dar a ele uma chance de escrever uma HQ de 6 edições do Bizarro (alguns anos atrás ele havia revelado em uma entrevista que queria trabalhar com o personagme).
       Bizarro é um personagem introduzido aos Novos 52 na saga "Vilania Eterna", vou contar sua origem pelos novos 52 mas lembre que em outros universos ele pode possuir uma origem diferente: Ele era um experimento de Lex Luthor para clonar o Super-Homem, só que durante a saga 'Vilania Eterna', Lex teve que ativar ele antes do processo de clonagem terminar completamente , dessa forma Bizzaro ficou com os poderes do Super Homem invertidos (como a visão de calor sair pela boca) e com feições pálidas e deformadas
       Duarte com certeza é um dos meus artistas favoristos, ainda não li a HQ do Bizarro mas vi algumas prévias, em si parece um quadrinho de humor mas diferente daquele humor sanginário do Deadpool e da Harley Quiin, e sim com uma pegada mais Howard o Pato.

Guardiões da Galáxia
 Guardiões não parece ter sido muito afetado pelas Guerras secretas, o máximo que parece ter acontecido foi a mudança drástica de sua formação: Rocket comanda a equipe agora (provavelmente não é uma boa ideia) que ganhou um novo simbolo. O Coisa entrar no grupo foi algo que me surprendeu já que esperava que a Marvel não quizese divulgar muito os integrantes do quarteto (o post onde falei isso está aqui), apesar de que sua equipe se  separou e que não possuem mais uma HQ para chamar de sua. Capitã Marvel estar fora do grupo também foi algo inesperado, já que a atual fase no Brasil da série ele é um personagem de alta importância. Gamora e Angela também estão fora do grupo, o que acho uma pena já que gostava de Angela, Gamora era legal também.
   Por fim ficamos com o seguinte grupo Venom, Rocket, Coisa, Groot e Star Lord (provavelmente Katte Pryde já que eles estavam namorando a tempo), o grupo por mais incrível que pareça está extremamente diferente do grupo do cinema.

Cyborg
   É estranho pensar que Cyborg é um dos personagens que foram introduzidos no início dos Novos 52 na HQ da Liga mas só teve um quadrinho agora.  Cyborg passou por muitas remodelagens durante os Novos 52, e sempre foi um personagem popular (apesar desse fato valer mais por culpa do desnho Jovens Titãs do que do quadrinhos) mas apenas esse ano ele ganhou uma revista solo.
   Pelo menos o personagem está ganhando destaque, ganhando uma revista e um filme solo. Resta esperar para ver como essa revista vai ser.

 Angela
  Angela foi criado por Neil Gaiman, ela é uma guerreira que conta com certos artefatos mágico como espadas e correntes. Algum tempo atrás a Marvel colocou ela em seu univeso regular(o 616) durante o evento "Infinito", por um tempo ele foi uma Vingadora, mais a maior parte de sua estadia no Universo 616 até as Guerras Secretas ela esteve ao lado de Gamora e os Guardiões da galáxia.
   A nova HQ de Angela promete explorar os reinos de Asgard e Hel, dois reinos que ainda devem ser muito explorados no universo cinematrográfico da Marvel, na nova HQ Angela parece estar trabalhando como mercenária ou algo do tipo, vamos esperar para ver.

  Harley Quinn e Poderosa
    Gosto muito da HQ da Harley Quinn, o tom de comédia similar o do Deadpool combinou com a personagem, apesar de que eu ainda querer ver um quadrinho de drama da personagem que exploraria seu psicologico.
      Poderosa não teve nunhuma HQ solo durante os Novos 52, ainda bem, sua antiga parceira, a Caçadora, se separou de Poderosa deixando-a sem nenhum quadrinho para estragar aparecer.
      Como o quadrinho da Harley Quinn vende bem, e sempre vai vender bem, a DC decidiu estragar o quadrinho juntar Harley com Poderosa. Harley Quinn decidiu mudar de visual fazendo agora uma parodia com a parceira, imagino que o quadrinho não vai perder o rumo, sobre a participação de Poderosa adimito que pode gerar algo diferente para a série, apesar de não gostar da personagem, ela morre prum graveto!

O Espetacular Homem Aranha
   Os eventos da saga "Homem Arnaha Superior" tiveram um grande efeito para o quadrinho do Aranha, agora Parker virou  dono de uma empresa e o Homem Aranha parece estar trabalhando ao redor do mundo não apenas em Nova York.    A  premissa dessa nova HQ traz uma ideia semelhante a Corporação Batman,  Parker parece  estar montando uma equipe de Homens Aranhas ao redor do mundo para conseguir proteger mais países.
    O problema dessa HQ é o fato dele não ter mais aquela coisa do amigão da Vizinhança. Antigamente Parker pararia de combater o crime para ir na escola de um menino que sofre bullying e assustar os valentões ou ele fazia o Wolverine pagar por uma rosquinha que Logan havia derrubado durante uma luta, agora com essa HQ parece que Parker enfrentar ameaças mundiais e não terá tempo de cuidar dessa coisas pequenas que fizeram a gente amar o personagem.
     Felizmente parece que a HQ  do Miles Morales irá manter a essência de Parker, com Miles ainda no ensino médio e lutando contra os villões de Nova York (Vai Miles!).

   Ajax

   Ajax, vulgo melhor nome de herói do mundo, A.K.A Caçador de Marte. Faz mais de 5 anos que Ajax não ganha um título próprio, agora finalmente ele vai ter sua HQ própria nos Novos 52.
    Ajax é  um dos últimos marcianos, ele era o rei de seu povo, mas durante uma invasão seu povo foi incinerado deixando seu planeta vermelho vazio. Ajax era membro principal da Liga da Justiça, mas no atualmente ele participa da Liga da Justiça do Canáda. Os poderes de Ajax pode alterar seu corpo para qualquer objeto ou forma, ele pode voar, mas ele morre para fogo.
     Não faço ideia de como vai ser a HQ de Ajax, mas só ver o belo nome Ajax reptidas vezes em uma HQ já me faz esperar ela anciosamente.

Demolidor

   A saga atual do Demolidor é com certeza um dos melhores quadrinhos nas bancas, infelizmente chega ao fim a estadia dessa equipe criatva com o personagem.
    Com uma nova equipe criativa, com um novo Uniforme e morando em San Francisco, o Demolidor enfrentara um nova fase de sua vida agora com Gambit como aprendiz.
     A série realmente parece focar em contar a história entre Gambit e Demolidor, o que pode ser interessante apesar do Gambit não ter nada haver com o Demolidor.

  Meia Noite
   Meia noite é como o Batema, só que ele usa um bastão e mata pessoas. Membro dos Stormwacht, Meia Noite não é um herói popular e a DC vai utilizar sua HQ muito mais como substituta da HQ Batwoman.
    Gostava da piração que era Batwoman, agora espero que a HQ de Meia Noite tenha essa mesma piração.

Guaviã Arqueira

    Como havia falado acima a Marvel vai trazer o Clint Barton do unviverso "Velho Logan" para o universo 616.
      Kate Bishop assume como protagonista da HQ  ao lado do Clint Barton "Velho Logan", ainda não foi esclarecido se Bishop e Clint irão ser rivais ou aliados, mas espero que sejam aliados por que senão a Kate não vai durar muito no novo universo 616

  Claro que muitas HQs ficaram de fora (Howard o Pato, Ms. Marvel, Thor, Feiticera Escarlate ),  mas espero que tenham gostado. Não tenho paciência de listar para comprar todas as HQs acima, por isso só vou dar o app para comprarem e o site onde achei essas HQs (tá  na hora de vocêis irem atrás das coisas por conta própria, nem sempre estarei aqui para dar um link pra vocêis).

Links:
+lista das Hqs=
-DC=   http://www.dccomics.com/comics
-Marvel=    http://melhoresdomundo.net/conheca-os-novos-titulos-do-all-new-all-different-all-o-caraio-a-quatro-da-marvel/
+Comixlogy=  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iconology.comics&hl=pt_BR&referrer=utm_source%3Dgoogle%26utm_medium%3Dorganic%26utm_term%3Dapp+comixology&pcampaignid=APPU_1_4T-cVYDoFsuhNoSEtKgE