terça-feira, 1 de março de 2016

Oscar {2016} 1970 - Racismo [Especial Oscar]


  O Oscar, um dos mais importantes prêmios do cinema. Um premiação na qual pessoas ricas e famosas se reúnem para se elogiarem e darem prêmios a outras pessoas ricas e famosas. Um prêmio que define quais filmes são inovadores e quais são copias descaradas, geralmente as cópias descaradas levam o prêmio de melhor filme. Um prêmio que esta se tornando tão relevante para o cinema que seu maior debate não é quem vai levar a estatueta, e sim a falta de atores negros e de filmes populares...     Eu "amo" o Oscar.

   Por onde começar? Bom... Como muitos já sabem não vou fazer como a maioria dos sites de listar os filmes ganhadores e etc (Até por que vocês já sabem a lista de ganhadores), mas vou fazer comentários sobre esse "grande" prêmio, criticando-o severamente como vocês viram ai em cima.

                                                            Oscar Racista

   Vou começar pela polêmica que mais gerou repercussão na internet: A falta de atores Negros. Como vocês já sabem há uma falta de atores negros nas últimas edições do Oscar (2016, 2015 e 2014), alguns artistas se revoltaram contra o sistema e começaram a criticar severamente a premiação, criando assim a #oscarsowhite (Oscar muito branco).

   Antes de tudo quero que vocês reflitam sobre o seguinte assunto: "Por que não teve atores negros no Oscar?". Por favor não responda "Nenhum mereceu ser indicado" pois vou ter que dar um tapa com a força do Idris Elba e do Michael B. Jordan nessa sua cara racistinha. O fato é que houveram diversos atores negros que mereciam estar na lista de escolhidos, como por exemplo o excelente Idris Elba no chocante "Beast of No Nation" (Filme do Netflix), filme que também não foi indicado mas depois falo na outra parte do post. "Ah... Mas os jurados podem ter julgado a atuação de outro ator melhor que a do Idris, por isso ele não entrou" Seria correto afirmar isso se a lista do Oscar fosse limitada a 5 atores (Christian Bale, Tom Hardy, Mark Ruffalo, Mark Rylance e Sylvester Stallone), mas vai até 8, ou seja, o juri não considerou nenhum outro ator digno de entrar na lista.
     O curioso dessa história toda é que em 2013 o Oscar foi elogiado por ter tido uma lista de indicados muito heterogênea, com a maioria das estatuetas sendo levadas pra casa de atores e diretores negros (Foi o ano de "12 Anos de Escravidão"). Mas depois desse ano não teve mais nenhuma ator negro a ser indicado.

      "Então... o Oscar é racista?" Na verdade é muito simplista dizer que o Oscar é racista, ele é simplesmente um reflexo de uma industria preconceituosa. Vou usar dois exemplos: Ghost in The Shell e 47 Ronins. Ghost in The Shell é um anime clássico (muito bom por sinal, olha que não curto muito anime) que recentemente foi comprado por Hollywood (Não lembro o estúdio), ela não ia perder a chance de lucrar de novo com Matriz uma adaptação. Nessa releitura americana a atriz escolhida e ninguém menos que a maravilhosa Scarlet Johansson. Mesmo sendo muito fã da atriz e considerando que a escolha dela caí  muito bem com a pegada do filme sei que o filme é tipicamente Japonês e que a escolha de uma atriz oriental cairia melhor para a imersão do filme. Como até concordo com a escolha da Scarlet no Ghost in The Shell, invoco trago a releitura americana de outro clássico japonês (esse mais clássico ainda): 47 Ronins. Esse sim possui uma história Japonesa, com toda uma cultura diferente da americana, num cenário do Japão Feudal, mas com atores americanos falando inglês.
        A industria cinematográfica americana opta sempre por usar atores brancos, de preferência loiros e de olhos azuis. Atores de outras etnias como negros, latinos, asiáticos e etc são por vezes usados numa espécie de cota cinematográfica. "Olha meu filme não é racista! Tem um terciário latino! E daí que é sempre o mesmo ator que representa os latinos, nós gostamos muito dele!".
         Outro fato curioso é o de que do mesmo jeito existem filmes só brancos, há filmes com atores só negros. Em geral eles puxam um pouco da cultura de rua, tirando um pouco de sarro de gangues e são recheados de piadas racistas. Esses filmes procuram outro público do que a o pessoal que vai assistir 47 Ronins no cinema, há um problema de representação aí, mas não vou entrar muito nesse tópico por que senão esse post ia ficar muito pesado. Mesmo assim vale conferir o vídeo do MDM sobre representação: https://www.youtube.com/watch?v=cCc1c_WCoVo

           O racismo no Oscar é um reflexo do preconceito de Hollywood; claro que há um preconceito embutido dentro do Juri, mas o real problema é a falta de atores negros dentro do próprio cinema.

 -----------------------------------------------Leia a parte 2----------------------------------------------------------

          Esse post funciona em conjunto de sua segunda parte, na qual eu abordo o real valor do Oscar; sinto muito deixa-los com um post incompleto mas eu realmente preciso falar da segunda etapa para concluir. A próxima parte sai amanhã (terça, 1/3), e além da conclusão ainda abordo um pouco mais sobre o tema do racismo.

+links:
-Crítica ao Oscar, dentro do Oscar: https://www.youtube.com/watch?v=R1zsjZ2M32w
-12 Anos de Escravidão: http://www.livrariacultura.com.br/p/12-anos-de-escravidao-42233360
-Comentários:
~MDM (Grande fonte de "inspiração"):http://melhoresdomundo.net/mas-e-ai-o-oscar-foi-racista/
~Omelete:
-Polêmicas da Academia
~Mudança no Juri:http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/oscar-2016-academia-anuncia-reformulacao-em-suas-regras-apos-polemica-racial/
~Queda de audiência:http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/oscar-2016-audiencia-preliminar-mostra-queda-em-relacao-ao-ano-passado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário