quinta-feira, 2 de abril de 2015

castelo no céu (crítica)



    "Myazaki" pronto só esse nome por sí que você significa que você provavelmente  estará segurando um grande clássico dos Animes.


    Castelo no céu mistura graciosamente a loucora e um pouco das bizarrices dos Animes com a inocência e pureza das criança, típico dos filmes do grande Myazaki. íncrivelmente essa mistura funciona perfeitamente bem, em muitas cenas a ação é extremamente forçada mas  o uso de crianças da algo crível (no limite do possivel) a cena, por exemplo: Em certa cena as duas crianças estão fugindo de piratas, elas acabam usando um trem para fujir, logo átras vem os piratas de carro, mas as rodas do carro começam a destruir os trilhos o que cria uma cena de perseguição galhofada e ao mesmo tempo deixa você um pouco nervoso. Um pouco depois das crianças terem despistado os piratas aparecem os militares, esses que querem capturar Sheeta (uma das suas crianças), os militares logo apontam suas armas para Sheeta e Pazu e atiram causando uma enorme explosão e o fim da cena.

   O roteiro do filme é interessante, Pazu encontra Sheeta adormecida após cair do céu, algumas poucas cenas depois descobrimos que Sheeta possui um estranho colar que pode ser a chave para a cidade de Laputa, um enorme castelo flutuante que rechedo do ouro e magias, logo os militares e os piratas começam a caçar Sheeta para obter esse colar.

   Alguns avisos são importantes para aqeules que querem se aventurar no místico mundo de Castelo no Céu: Primeiro- Castelo no Céu é um anime, ou seja, sua narrativa é um pouco mais lenta e há várias cenas seguida de pura conversa. Segundo: Os filmes de Myazaki são mais voltados em explorar as relações entre seus personagens não os personagens sozinhos, po exemplo Pazu que possui um grande sonho de conhecer Laputa motivado pelo pai, mas grande parte de sua cararitezação se deve pela forma que ele trata e interage com os outros.

   Catelo no Céu é excelente, mas não é o melhor filme de Myazaki. A animação é incrivel como sempre, extremamente fluída, ela usa a velha técnica de simplesmente só animar os personagens e coisas que iram se mover no futuro, o que deixa vísivel que obejetos inanimados são de um tom mais escuros e obejetos e pessoas são mais claras (Dragon Ball Z). O algo muito legal dos filmes do Myazaki é como eles não utilizam certas técnicas populares entre os animes, como por exemplo deixar os personagens de fundo parados eternamente e pintalos de preto (Soul Eater) ou como re-utilizar certas cenas dando destaque a história (Kill La Kill).



                                                        NOTA= 4,5
obs Certos animais e objetos aparecem em Nausicä Vale do Vento, o que pode significar um elo entre os filmes

 Links=
-Compre Castelo no Céu  http://www.livrariacultura.com.br/p/studio-ghibli-colecao-v2-dvd-37021583-CineRoad  http://cineroad.blogspot.com.br/2010/11/o-castelo-no-ceu-1986.html
-Golem Nerd  http://www.golenerd.com.br/2014/02/maratona-hayao-miyazaki-laputa-e-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário