domingo, 7 de fevereiro de 2016

Ms. Marvel - Nada Normal (New Marvel) [Crítica]


 Quando Ms.Marvel lançou lá fora em 2014 logo após a explosão da bomba terrigena, poucos esperavam que Kamala (Heroína da história) se tornaria tão importante como ela é hoje, muito menos que ela se tornaria um novo clássico para alguns. Agora em 2016, depois de dois anos desde a explosão terrigena*, a Panini traz Kamala ao Brasil, em um quadrinho que tem que estar na prateleira de qualquer leitor!

   Ao bater o olho na HQ você já sabe que será meio juvenil, no mesmo ritmo da incrível fase da Babs Tarr com a Batgirl, e que será uma história de origem. Mas algo que dificilmente você imaginaria encontrar ali é uma crítica social sobre preconceito e aculturação. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Kamala é negra e mulçumana. A influência americana logo se choca com a cultura de seus pais, criando um conflito psicológico na cabeça de uma jovem de 16 anos. Kamala é influênciada pelo padrão de beleza americano, e acaba por vezes negliciando sua origem. Essa ideia crítica da aculturação realmente rouba a cena no quadrinho, e o torna diferente de outras HQs juvenis como por exemplo Batgirl.

   Claro que a HQ não nega seu príncipio, ser algo jovem e divertido. Kamala é uma adolecente como qualquer outra, tirando os super poderes; as piadas Nerds, o leve tom de rebeldia ("Leve tom de rebeldia" essa frase não era para ficar tão babaca fodão assim) e a sua nobre luta fazem o leitor se relacionar com a personagem rapidamente.

    Mesmo com tanta perfeição há alguns defeitos na revista, a Arte infelizmente é um deles. O tom cartunesco sempre combina com esse estilo de quadrinho, vide Babs Tarr com Batgirl, mas aqui o desenhista não me agradou muito. Não chega há ter nenhuma imagem grotesca (Coff Coff Rob. Lielfild Coff Coff), mas o traço não me agradou.
     Outra coisa muito bizarro na HQ é um furo de roteiro muito grave, não vou falar para não estragar a surpresa, mas dizer que tem relação com os poderes e as roupas da Kamala.

   O Quadrinho é excelente, conseguindo agradar tanto leitores que estão atrás de uma profundidade maior nas história, tanto os que estão atrás de uma HQ divertida e diferente. Mas iria tirar ponto da HQ por culpa da arte, deveria tirar, mas sei que ela combina com o quadrinho e isso é mais importante do que a beleza do traço.

                                                            Nota=5
*: A Bomba Terrigena é uma espécie de cápsula, nela há um gás que ativa genes Inumanos**. Durante a saga "Infinito" (2014 no, uma bomba terrigena explodiu na Terra, ativando poderes em todos que possuem genes Inumanos (Kamala recebeu seus poderes dessa explosão). É interessante saber que a nuvem terrigena (contéudo da bomba) é letal para mutantes (X-Man).
**: Os Inumanos são humanos que foram modificados genéticamente pelos Krees; os Inumanos moravam na Lua, na cidade de Átila. Eles já apareceram em "Agents of Shield" e ganharam um filme durante a fase 3 da Marvel.

+Links
-Ms. Marvel= http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=25800
-Batgirls, Babs Tarr= http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productdetail?viewItem=795898
-Se você gosta desse tipo de HQ recomendo ler "We are Robin", infelizmente ainda não publicada no Brasil= https://www.comixology.com/We-Are-Robin-2015-1/digital-comic/221272?ref=Y29taWMvdmlldy90YWJsZXQvc2xpZGVyTGlzdC9zZXJpZXM

Nenhum comentário:

Postar um comentário